1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

Ano Novo: O seu futuro pode começar aqui

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

*Sandra Rosenfeld

Viver o presente é o melhor que podemos fazer por nós. Este é o único momento real em nossas vidas. Porém devemos manter sempre em nossas mentes que o hoje é o futuro de ontem.  Sendo assim, é muito importante termos sabedoria mental e emocional para “aproveitar” o tempo do hoje.


É no aqui e agora que plantamos o nosso amanhã. E como fazemos isso? Planejando. Mas vamos deixar claro que planejar o futuro é saudável, porém viver o futuro hoje só cria ansiedade, e, quando estamos ou somos ansiosos, não conseguimos viver o presente em sua plenitude.

Aproveitar o presente não é sair por aí fazendo tudo ao mesmo tempo e ao máximo. Não! Viver o presente é ser e estar consciente de quem somos, qual a nossa missão aqui, se nossos pensamentos e atitudes estão de fato coerentes com nossos valores e se estamos caminhando em direção aos nossos objetivos de vida. É estar plena e integralmente na relação com nós mesmos e, consequentemente, com aqueles que amamos, com quem nos cerca, com a vida, com o presente.


Mas será que todos nós sabemos qual a nossa missão? Quais os nossos objetivos? Quais nossas metas de vida? Isso é muito além dos objetivos e metas profissionais e financeiras. É quando compreendemos profundamente que está tudo interligado, que  não há como separar o profissional do pessoal, o emocional do físico. Que é necessário equilíbrio entre todas as áreas de nossas vidas para conquistarmos uma boa qualidade de vida.


Todos, por exemplo, queremos viver muito, desde que com saúde. Mas, quantos de nós investem hoje no que pode nos proporcionar uma velhice saudável? Saúde emocional e física. Uma boa alimentação, exercícios físicos com regularidade, boas noites de sono – sem indutores do sono ou ansiolíticos, terapias que promovam o autoconhecimento para nos tornarmos pessoas melhores, mais equilibradas e em paz. Quantos de nós realmente usamos parte do nosso tempo investindo nesses aspectos visando ao futuro?

Bom, primeiro, como falei anteriormente, é necessário saber com clareza o que se deseja para o futuro. Uma boa técnica é entrar num processo mental e físico de relaxamento – nossas melhoras ideias e insights acontecem quando estamos relaxados – e imaginar como gostaria de estar vivendo - morando, com quem, cidade, bairro, moradia, trabalho, férias – daqui a cinco, dez, vinte e trinta anos. Não coloque empecilhos, sonhe, deixe a sua imaginação fluir, permita-se sentir o prazer de cada fase da sua vida no futuro.


Para cada etapa, após imaginar, escreva no papel detalhadamente. Agora sim, vem a parte do planejamento. Como conseguir o que imaginou? O que é necessário fazer para chegar lá em cada ciclo de vida? Estudar mais, tornar-se fluente em um ou mais idiomas, ler mais, fazer um MBA, uma pós-graduação, mestrado, doutorado? Mudar de emprego? De profissão? Frequentar outro tipo de lugar para encontrar a pessoa “certa”? Sair mais? Aumentar o ciclo de amizades? Perdoar para se tornar livre? Buscar formas de se equilibrar para ser menos impulsivo e raivoso? Investir em autoconhecimento, fazendo, por exemplo, uma terapia com psicólogo? Aprender a relaxar, harmonizar mente e corpo, centrar, aumentar o foco, a concentração e atenção através da meditação? Ou yoga, ou tai chi chuan, enfim, o que possa ajudar nesse encontro conosco, nesse aquietar da mente, em dar uma pausa nesse ritmo frenético de vida?


A conquista de nossos objetivos e a concretização de nossos sonhos futuros vão sendo plantadas semente por semente quando arquitetamos de que forma e o que é preciso fazer, a cada dia, a cada mês, a cada ano, para alcançá-los.


Que tal começar pelo Ano Novo?


* Sandra Rosenfeld
Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", Ed. Nova Era/Record.
contato@sandrarosenfeld.com.br

 

 

 


 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Bemzen Shop



© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas